FORMAÇÃO SOBRE A UNDROP – SESSÃO 2 “DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UNDROP”

A Via Campesina e o CETIM organizam cursos de formação para organizações camponesas e rurais, e agora disponibilizam a metodologia de trabalho e o material de formação para o público geral.

A sessão 2 do seminário de formacão sobre a UNDROP tem como objetivo fornecer uma visão geral e uma análise dos principais direitos da UNDROP, aqueles que formam a espinha dorsal do instrumento. Isso não significa que outros direitos sejam menos importantes, mas identificamos esses “direitos-chave” como os mais poderosos e, de certa forma, os mais reivindicados: direito à terra e aos recursos naturais; direito à alimentação e à soberania alimentar; direito das mulheres rurais; direito à seguridade social; direito às sementes; direito ao meio ambiente, à água e à biodiversidade; direito à participação; direito a um nível de vida adequado e aos meios de produção; direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos no contexto das atividades camponesas.

Objetivo da Sessão 2 “Direitos Fundamentais”: Obter uma compreensão prática do conteúdo essencial da UNDROP e o que esses artigos significam na prática para os/as camponeses/as no campo.

Metodologia: Os participantes assistirão a uma série de vídeos informativos sobre os principais direitos consagrados na UNDROP e serão solicitados a ler documentos relevantes relacionados a cada direito.

MATERIAIS DE FORMAÇÃO

O DIREITO À SOBERANIA ALIMENTAR (art. 15)

O DIREITO À TERRA (art. 17)

O DIREITO A UM NIVEL DE VIDA ADEQUADO, A MEIOS DECENTES DE SUBSISTÊNCIA E A MEIOS DE PRODUÇÃO (art. 16)

O DIREITO ÀS SEMENTES (art. 19)

O DIREITO À PARTICIPAÇÃO (art. 10)

OS DIREITOS AO MEIO AMBIENTE, À BIODIVERSIDADE E À ÁGUA (arts. 18, 20 e 21)

DIREITOS DAS MULHERES RURAIS (art. 4)

DIREITO À SEGURIDADE SOCIAL (art. 22)

DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS (arts. 5, 13, 14, 21, 23, 24, 25 e 26)

DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS (arts. 3, 6, 7, 8, 9, 11 e 12 da UNDROP)

Publicaciones Similares