FORMAÇÃO SOBRE A UNDROP – SESSÃO 1 “HISTÓRIA E LIÇÕES DA LUTA PELA UNDROP”
A Via Campesina e o CETIM organizam cursos de formação para organizações camponesas e rurais, e agora disponibilizam a metodologia de trabalho e o material de formação para o público geral.
Em dezembro de 2018, após 17 anos de intenso trabalho e negociações, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses, Camponesas e Outras Pessoas que Trabalham em Áreas Rurais (UNDROP), que codifica e protege os direitos dos camponeses, camponesas e outras pessoas que trabalham em áreas rurais. Essa declaração é um passo histórico em direção à proteção dos direitos humanos dessas populações, pois elas são as principais vítimas da pobreza, da fome e de várias violações dos direitos humanos no mundo. Essa situação é paradoxal, pois é amplamente reconhecido que os/as camponeses/as, tanto no Norte quanto no Sul Global, são os principais atores na produção de alimentos, na proteção da biodiversidade e na luta contra a fome e a crise climática global.
Objetivo desta sessão 1: Descobrir a história da UNDROP e do sistema da ONU a partir do qual ela se originou.
Metodologia: Os vídeos, os trechos do texto da UNDROP e as folhas de treinamento devem ser consultados primeiro, e documentos adicionais também estão disponíveis para leitura complementar.
MATERIAIS DE FORMAÇÃO
- Leia o Preâmbulo do texto da UNDROP
- Fichas de formacão do CETIM «Introducão sobre a UNDROP»
- Leia a linha do tempo sobre a historia da UNDROP no siteweb «Defendendo os direitos camponeses» (disponível apenas em Inglês, Francês ou Espanhol)
- Assista ao vídeo de formacão sobre a história da UNDROP, com Henry Saragih (SPI, LVC Indonésia)
- Assista ao vídeo de formacão sobre a história do processo de negociação da UNDROP, com Natalia Pacheco (diplomata da Missão Permanente do Estado Plurinacional da Bolívia que participou das negociações)